Hálux Valgo (Joanete)


O Hálux Valgo, ou joanete, caracteriza-se por uma alteração estrutural dos ossos do pé, resultando em uma deformidade clinicamente visível. Como consequência, o paciente pode apresentar dor e limitação funcional significativa. Ao contrário do que muitos acreditam, o joanete não é meramente causado por um osso proeminente na borda de dentro pé, que inconvenientemente insiste em atritar com o calçado. O Hálux Valgo é causado por uma séries de alterações ósseas e de partes moles, que culminam no aparecimento do joanete.


Dessa forma, quando o tratamento cirúrgico é indicado para correção da deformidade, o procedimento não consiste simplesmente na "raspagem" dessa proeminência óssea, como alguns podem acreditar. Todo o espectro da deformidade deve ser abordado e corrigido durante o procedimento. Caso contrário, a deformidade inevitavelmente recidivará.


Figura 1: caso de hálux valgo grave, antes da cirurgia.

Apesar de muitas vezes tratar-se de um diagnóstico óbvio, é sempre necessária a avaliação de um ortopedista especializado. O Hálux Valgo frequentemente se confunde com outras patologias do pé, que podem se manifestar de maneira semelhante, mas que possuem tratamentos totalmente distintos. É o caso por exemplo do Hálux Rígido, uma outra doença que acomete a mesma região, e que pode ser confundida ou mesmo estar associada ao Hálux Valgo. A identificação desses diagnósticos diferenciais e patologias associadas é fundamental para instituição do tratamento mais adequado.


O Hálux Valgo muitas vezes pode ser tratado conservadoramente, ou seja, sem a necessidade de cirurgia. A principal medida é o uso de calçados com características específicas, capazes de diminuir o nível de dor e a velocidade de progressão da deformidade.


Casos graves que não apresentam melhora com o tratamento conservador, são candidatos para o tratamento cirúrgico. Existem inúmeros tipos de procedimentos cirúrgicos descritos para a correção do Hálux Valgo. O tipo ideal de procedimento a ser adotado dependerá de fatores como grau da deformidade, patologias associadas, características do paciente e experiência do cirurgião. O processo de escolha do procedimento a ser adotado é de extrema importância. A escolha do procedimento inadequado pode levar à correção insuficiente da deformidade e consequente recidiva da patologia. Por isso, é fundamental a avaliação por parte de um ortopedista especialista em pé.


Experiência pessoal


Durante sua residência médica e especialização no Grupo de Pé e Tornozelo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2011-2014), o Dr. Guilherme teve amplo contato com os mais variados tipos de Hálux Valgo, inclusive casos extremamente graves e de alta complexidade. Desde então, realizou incontáveis procedimentos para correção dessa patologia durante sua prática profissional, possuindo ampla experiência na área. Ainda assim, acredita que o tratamento operatório deve ser reservado somente para casos de deformidades que causam sintomas ao paciente, não devendo a cirurgia ser realizada somente por motivos estéticos.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Consultório Haddock Lobo

Rua Haddock Lobo, 131 - Cj. 1509

Cerqueira César, São Paulo - SP

Agendamentos:

Consultório Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet 115      

Núcleo de Medicina Avançada

Bloco E - 4o Andar

Bela Vista - São Paulo - SP

Agendamentos:

  • Instagram

©  2018 Orgulhosamente criado pela dperrone