Fascite Plantar


Você já acordou com uma forte dor embaixo do calcanhar? Uma pontada que ocorre logo no primeiro passo da manhã (ou após longos períodos parado), e que parece aliviar no decorrer do dia? Fique tranquilo que você não é a primeira nem será a última pessoa a ter isso. Na realidade, essa é provavelmente a queixa mais frequente que ouço no consultório. A principal causa para esse tipo de dor é a fascite plantar, popularmente chamada de esporão. Ela se caracteriza pela inflamação de um tecido da planta do pé que se origina no calcanhar.


Existem diversos fatores que podem contribuir para esse problema, tais como tipo de atividade física, excesso de peso e calçados. Porém, sem dúvida a principal causa da fascite plantar é a falta de alongamento. Dessa forma, o pilar central do tratamento consiste no alongamento da cadeia posterior, ou seja, de toda musculatura de trás do corpo: coluna, glúteos, posterior da coxa e panturrilha. Uma boa notícia: realizando um regime de exercícios com disciplina, somado a algumas adaptações de calçados e hábitos de vida, na maioria das vezes as dores são completamente resolvidas.


É importante destacar que existem outras causas para dores no calcanhar, tais como fraturas por estresse do calcâneo, compressões de nervos e doenças auto-imunes. Para o diagnóstico preciso e consequente introdução do tratamento mais apropriado é fundamental a avaliação médica.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Consultório Haddock Lobo

Rua Haddock Lobo, 131 - Cj. 1509

Cerqueira César, São Paulo - SP

Agendamentos:

Atendimentos às segundas-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã

Consultório Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet 115      

Núcleo de Medicina Avançada

Bloco E - 4o Andar

Bela Vista - São Paulo - SP

Agendamentos:

Atendimentos às sextas-feiras pela manhã

  • Instagram

©  2018 Orgulhosamente criado pela dperrone