Hálux Rígido



O hálux rígido caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem da articulação (artrose) do dedão do pé (hálux). Conforme a doença se desenvolve, é possível notar o aparecimento de uma prominência óssea na base do dedão, que algumas vezes é confundida como uma joanete. A pessoa passa a perder a mobilidade do dedo, além de apresentar dor no local.

Figura 1: Prominência óssea na base do hálux (seta vermelha). Radiografia demonstrando desgaste da cartilagem da articulação do hálux (seta azul)

Existem diversos tratamentos possíveis para esse problema, dependendo da gravidade e dos sintomas do paciente:


Conservador: Em casos menos graves, ou quando o paciente apresenta bom controle da dor, o tratamento não cirúrgico pode ser empregado através do ajuste de calçados, medicações para controle da dor e mudança de atividades.


Queilectomia: No hálux rígido, ocorre inicialmente o aparecimento de um esporão. Em casos onde não há desgaste significativo da articulação, realiza-se um corte ósseo para remoção desse osso. Esse procedimento é chamado de queilectomia.


Figura 2: Esporão demonstrado pela seta azul. O corte ósseo do esporão é realizado conforme a linha vermelha

Artrodese: Em casos de desgaste significativo da cartilagem articular, a artrodese (fusão) dos ossos do dedão é o método mais confiável e eficaz para resolução da dor. Porém, esse procedimento causa a perda de mobilidade dessa articulação.


Figura 3: Radiografia demonstrando realização de artrodese para tratamento do hálux rígido

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Consultório Haddock Lobo

Rua Haddock Lobo, 131 - Cj. 1509

Cerqueira César, São Paulo - SP

Agendamentos:

Consultório Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet 115      

Núcleo de Medicina Avançada

Bloco E - 4o Andar

Bela Vista - São Paulo - SP

Agendamentos:

  • Instagram

©  2018 Orgulhosamente criado pela dperrone